24/06/2026
Um Jornal»Notícias»Lula premia 682 alunos na Olimpíada de Matemática no Rio

Lula premia 682 alunos na Olimpíada de Matemática no Rio

Lula premia 682 alunos na Olimpíada de Matemática no Rio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na segunda-feira, 22 de junho, da cerimônia de premiação da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), no Rio de Janeiro. O evento reuniu 682 estudantes de todo o país que receberam medalhas de ouro.

Durante a solenidade, Lula disse que a olimpíada se tornou um “sucesso extraordinário” e afirmou que, em seus mandatos, buscou combater os efeitos do descaso histórico com a educação no Brasil. O ministro da Educação, Leonardo Barchini, também falou sobre a competição e disse que a Obmep completou 20 anos e se consolidou como uma realidade no país.

A edição deste ano prevê ainda 2.046 medalhas de prata e 5.888 de bronze. Dos medalhistas de ouro, 523 são de escolas públicas e 159, de instituições privadas. São Paulo teve o maior número de ouros, com 180, seguido por Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará. Outros 51 mil alunos receberam menção honrosa.

A Obmep reúne anualmente mais de 18,3 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e ocorre em 99,9% dos municípios brasileiros. Organizada desde 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a iniciativa também encaminha premiados para o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática e bolsa de R$ 300 para alunos de escolas públicas.

Na cerimônia, Lula e Barchini receberam os estudantes que vão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática, em Tóquio, entre 10 e 14 de julho. O Ministério da Educação informou que investiu R$ 570 mil para custear a viagem de 17 alunos do Cefet-RJ e de sete do Colégio Pedro II, além dos professores que acompanharão a comitiva.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, assinou o termo de execução descentralizada para a estruturação de um Sistema Nacional de Popularização da Ciência. O termo autoriza o chamamento de R$ 300 milhões para fundações de amparo à pesquisa, com foco em ações de popularização da ciência e divulgação científica.

O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, anunciou duas novidades: a primeira Olimpíada de Matemática para professores dos anos iniciais, que já ultrapassou 10 mil inscritos, e a criação de uma unidade do Impa Tech no Nordeste, com início previsto para março do próximo ano em Teresina. O anúncio foi feito com apoio do presidente Lula, segundo Viana.

Sobre o autor: Redacao Integrada

Equipe integrada que cria, revisa e organiza conteúdos colaborativamente para uma leitura clara e envolvente.

Ver todos os posts →